Gerald Harris attorney at law

More Website Templates @ TemplateMonster.com - August 05, 2013!

HistÓRIA

Sociedade Espírita Antônio de Pádua.

A história da Sociedade Espírita Antônio de Pádua começounuma tarde de sábado, em 25 de Novembro de 1922. A 1º assembléia extraordinária foi realiza a pedido do Sr. Adhemar Antunes Gusmão, que foi mentor da funcação do então CENTRO ESPÍRITA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.O local desse encontro foi então na Rua do Pique, nº 21 (atual Rua Azevedo Sampaio), que era a casa do 1º Presidente, funcionando até o ano de 1928. Essa rua fica entre a Rua Dr. Álvaro Soares e a Avenida Afonso Vergueiro.

Os participantes dessa reunião era todos ferroviários. O número dos sócios fundadores foi determinado pela ordem de chegada de cada um no local da reunião . O Sr. Adelino de Barros, foi o sócio fundador nº 07.

Compareceram a esta reunião 24 pessoas (todos homens). O Sr. Aydano vieira da Costa foi eleito o 1º Presidente, enquanto o Sr. Adhemar Antunes Gusmão aclamado Presidente Honorário. Pelo estatuto, ele tinha o direito de participar de todas a reuniões de diretoria e sentar-se ao lado direito do  1º Presidente, enquanto estivesse encarnado. Os primeiros assuntos colocados em pauta foram:

- Respeitar as Leis do País.
- Respeitar os Santos.
- Possibilidade de mudança para outra cidade (pois eram todos ferroviários).

 

Em 1928 , o Centro mudou-se para a então Rua Ipanema nº 58 (atual Avenida Ipanema, próximo à caixa d’água da Chácara Sonia Maria (hoje, Carrefour). No dia 06/05/1928, convocou-se 70 sócios para aprovar emenda de que o Centro Espírita, poderia ter filiais espalhadas pela cidade. O Presidente da época era o Sr. Antonio Aguiar. Até 1957, as eleições de diretoria eram realizadas sempre no dia 13 de Junho, dia do "padroeiro da Casa" - Santo Antonio de Pádua. Nessas ocasiões, eram contadas a história da vida do santo.

Em 1941, pelo valor de 5000 Reis (moeda de época), foi comprado o terreno, como sede própria, na então Rua da Liberdade, 233, (atual Rua Comendador Oeterer, 905). O presidente na época era o Sr. José Diana. Nesse primeiro momento, foi construído o salão principal e um banheiro. Do lado esquerdo do Centro, havia uma passagem, utilizada pelas pessoas para chegar mais rapidamente ao centro da cidade. A divisa era com cerca de arame farpado.

Algumas reformas e ampliações foram feitas nesses 71 anos . A entrada do Centro, por exemplo, era onde hoje está localizada a secretaria e biblioteca. Essa sala foi construida posteriormente.

 

 

FRASES

“ Deus nos concede a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta!”

Chico Xavier
www.000webhost.com